ALIMENTOS AMIGOS DO ESTÔMAGO

Dores constantes e perda de apetite são problemas que a gastrite pode causar. Para complicar, ainda há uma bactéria com nome complicado, chamada ‘Helicobacter Pylori’ que provoca acidez no estômago. Uma das alternativas para combater esses problemas é a alimentação correta, aliada à prática de exercícios, segundo a nutricionista, Dra. Helena Bernardo.

Uma substância encontrada no brócolis, no repolho e em outros vegetais que se chama sulforafano, destrói o microrganismo causador da gastrite e da úlcera, destaca a especialista.
Alimentos fontes de vitamina C, também são muito importantes para a prevenção e o combate dessas doenças.

A banana pode proteger a parede estomacal. Existem indícios de que a fruta seja capaz de aumentar a produção de células de revestimento do estômago. Desse modo a parede torna-se mais espessa e, portanto, resistente à acidez, segundo Helena Bernardo.
Além disso, o amido da fruta começa a ser digerido na boca, pela saliva, poupando o estômago de encher-se de ácido.

Esse efeito é mais poderoso quando a banana não está muito madura. Quando a fruta vai amadurecendo o amido se transforma em frutose, o que não é recomendável para o tratamento, na opinião da nutricionista.

A especialista lembrou que as pessoas que têm problemas no estômago devem consumir de forma moderada produtos como o café, uma vez que em excesso, aumenta a secreção do suco gástrico, fator que agrava os sintomas de quem já tem a doença.

A Dra. Bernardo lembra ainda que o estado emocional também pode ativar a produção dos sucos gástricos, o que causa azia, má digestão, gastrite e até mesmo úlcera, principalmente em pessoas cujo órgão ‘alvo’ dos problemas emocionais é o estômago.

Ela recomenda a prática de atividades físicas periódicas para melhorar o estado emocional e a qualidade do sono, além de aumentar a produção de endorfina, o que resulta em melhoria na imunidade.

Pela Internet

Publicado em Mesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nossos Papos

Todos os Papos