O VALOR DA MULHER

 

PapoCaseiro

‘O seu valor excede o de fina jóias’ Provérbios 31:1- 31

O conteúdo deste capítulo do Livro de Provérbio, belíssimo, foi dado para um filho por sua mãe. Eu assim que o li, logo imaginei: Só uma mulher poderia dar um contexto tão perfeito. Para falar das qualidades e defeitos de uma mulher, só outra. Segundo o trecho, o valor de uma mulher cheia de qualidades ultrapassa ao de preciosas jóias. Ou seja, o seu valor é altíssimo. Então o que aconteceu? Por que, com o passar dos anos, a prostituição da imagem feminina aumentou tanto?

Não é possível uma banalização tão grande. O que será que querem dizer os posters pendurados nas bancas de revistas? Eu sinto vergonha. Que palhaçada é esta? Uma mulher de valor é medida pelas qualidades, não só a exterior, que não deixa de ter seu valor, mas aquelas que a preocupada mãe alertava ao seu filho.

Uma mulher inteligente em quem o marido confia, que sabe negociar, que investe o lucro do seu trabalho, que adquire propriedades consideradas por ela lucrativas. Organizada, sabe dar ordens às suas servas, mas cinge seus lombos com força e fortalece seus braços. Não é uma dondoca, nem uma tonta ultrapassada.  Por isso, tem autoridade para se fazer obedecer. Seu marido é conhecido por boa fama e testemunho que ela demonstra a todos. Suas mãos servem para segurar as barras dentro do seu lar e o faz com boa vontade.

A sua boca se abre em sabedoria, conversas atraentes, inteligentes e atualizadas. A instrução da bondade está também na sua língua. A sua mão se mantém aberta às necessidades do seu próximo. O egoísmo passa longe do seu coração. A força e a dignidade são as suas vestes. Estes predicados sempre estarão na moda e o seu designer nunca ficará obsoleto. Se veste com o melhor e está sempre elegante.

Olha pelo andamento da sua casa, primeiro, em vez de trocar pernas pelo mundo.  Mas o grande feito desta mulhere que possue estas características, é que os seus filhos e o seu marido são unânimes. Eles, os filhos, a chamam de bem-aventurada, e os seu marido diz: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas você a todas sobrepuja. Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a você, que teme ao Senhor, será louvada.

Esta não precisa estar numa capa de revista. O seu retrato está arrolado nos céus. O trabalho de suas mãos lhe retornará e os seus frutos estarão sempre às suas portas. Amém.

Maria Simão.

Publicado em Lar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nossos Papos

Todos os Papos