QUEM É O MEU PRÓXIMO?

 

PapoEspiritual

Ele ia caminho afora, quando deparou com um cara machucado e ferido. O coitado havia sido assaltado e abandonado na estrada sem dó e sem piedade. Várias pessoas passaram por ele e não o socorreram. Um sacerdote, muito ocupado com seus afazeres espirituais, não lembrou de exercer a misericórdia, nem de colocar em prática o que falava de púlpito. Um levita, provavelmente regente do coral no seu templo, também esqueceu de compor uma grande sinfonia em louvor a Deus.

Todos apressados passaram ao largo. Deixaram o coitado como os assaltantes, ferido, sozinho e machucado. Envolver-se em algo nestas circunstâncias, poucos se habilitam. O receio é uma barreira para o socorro e o atendimento. Os ladrões, à espreita, podem roubar e espancar outra vítima. Existe, sim, este medo.

Um doutor da lei, para o experimentar, perguntou para Jesus o que fazer para ter a vida eterna. Ele o mandou obedecer os mandamentos. Ingenuamente, ele disse que já obedecia a lei. Jesus, então, optou em falar sobre as obras. Deu o exemplo acima mencionado e continuou: ‘Passou pelo o sujeito espancado e largado na estrada um homem de Samaria, ou seja, um samaritano. Compadecido ele fez os primeiros socorros, colocou o homem no seu meio de transporte, o levou a uma estalagem, e cuidou dele.

Como ia adiante, deixou dinheiro no estabelecimento para que cuidassem dele. Depois do exemplo dado, Jesus completou: ‘Qual, pois, destes três foi o próximo daquele que caiu na mão dos salteadores?’ Óbvio que todos sabemos a resposta. O doutor da lei respondeu de maneira certa! O que usou de misericórdia para com o homem. Disse-lhe, pois, Jesus: ‘Vai, e faze tu o mesmo.’ Estamos prontos para atos tão altruístas? Quantos maltratados e encrencados encontramos no caminho da vida? Qual o posicionamento diante destas pessoas. Eu, particularmente, gostaria que Jesus me aprovasse como uma boa samaritana. Entretanto, não encontro facilidade e tempo para atos tão cheios de compaixão. Vergonha! Mas, continuarei tentando. Ainda chego lá!

 

 

Publicado em Espírito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nossos Papos

Todos os Papos