ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS

 

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Por que perder tempo com alimentos que não colaboram com sua saúde? O maior prazer de uma boa alimentação está no bem-estar proporcionado pelos seus nutrientes. A alimentação de quem tem diabetes deve ser saudável como a de qualquer outra pessoa. Deve ter carboidratos, proteínas e gorduras. Todo alimento que comemos é uma mistura de nutrientes, e aqui vamos falar dos três principais.  
 
Esta é apenas uma referência. Consulte seu endocrinologista ou um nutricionista e peça uma dieta sob medida para você.  
 
Gorduras:

Existem Vários Tipos de Gordura:

Monoinsaturada:

No azeite de oliva e no óleo de canola. Diminui os níveis de colesterol total, sem reduzir os níveis de HDL, o colesterol bom. Ácido graxo polinsaturado Ômega 3 e Ômega 6. Em peixes de águas frias, milho, soja, açafrão e girassol. É fonte e reserva de energia fundamental na absorção.

Gordura saturada e gordura trans:

Em margarinas, biscoitos, sorvetes, pratos congelados, massa folhada, sopas e cremes industrializados. Elevam
o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL. Ingeri-las em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares. 
 
Dê Preferência a Estes Alimentos:

• Frutas e verduras, de preferência crus.
• Carnes magras assadas, cozidas ou grelhadas.
• Temperos naturais.  • Leite desnatado e derivados.
• Carnes brancas sem pele, como peixes e aves.
• Cereais integrais. 
 
Resistas aos Inimigos da sua Saúde:
O excesso de sal e gorduras altera o colesterol e a pressão arterial. A ingestão de açúcar ou doces em excesso aumenta a glicemia.

Diet:

É todo produto que não tem açúcar, mas que pode ter muitas calorias e gordura. Portanto, nada de exagero. 

Diet X Light:

A quantidade de produtos Diet no mercado não vai deixar você passar vontade de comer doces. Mas não abuse. Diet é bem diferente de light.

Light:

É a versão menos calórica de algum produto, mas nem sempre é isento de açúcar. Fique de olho no rótulo.  
 
Dedique um tempo a Você Mesmo.

Nadar, caminhar e jogar tênis são atividades altamente recomendadas para quem precisa controlar o diabetes.
Pratique a sua atividade favorita em média três vezes por semana, durante meia hora, e melhore sua qualidade de vida.  
 
Viva os Benefícios de Ser Uma Pessoa Ativa.
 
  • A queima calórica reduz o risco da obesidade, o principal fator de risco para o diabetes.
• O trabalho cardiovascular deixa seu coração mais forte.
• A glicemia é melhor controlada com atividade física regular.
• Reduz o colesterol e a triglicéridese aumenta o HDL, seu colesterol bom.
• Você ganha mais fôlego, condicionamento físico e flexibilidade.
• Ajuda a manter a pressão arterial regulada.
• Aumenta a sensibilidade à insulina.
• Alivia o estresse e combate a depressão. 
 
Dicas:

Respeite seu corpo, seguindo uma alimentação saudável, praticando exercícios e tomando seu medicamento
corretamente. Previna-se contra lesões. Procure um tênis adequado para a atividade que você escolher. Vista roupas leves, que facilitem a transpiração. Alimente-se cerca de 30 minutos a uma hora antes de iniciar uma atividade fisica. Jamais faça exercícios em jejum. Na dúvida, tenha sempre um lanchinho ou açúcar líquido para casos de hipoglicemia. E antes de começar qualquer atividade, consulte seu médico. 
www.valemaissaúde.com.br

Publicado em Corpo

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