COMO SER FELIZ NA ADOLESCÊNCIA

 

PapoFamília

Você não precisa de uma redoma- Joe White

Mark Twain disse: ‘Quando uma criança tem 13 anos, você a coloca numa redoma com apenas um buraco por onde possa alimentá-lo. Quando completa 18 anos você coloca uma rolha no buraco’.

Toda família enfrenta dificuldades para educar seus filhos. A temida adolescência não tem necessariamente que ser uma experiência ruim para pais e filhos. Há alguns passos que os pais podem dar para fazer desses anos uma aventura boa para todos.

Os pais necessitam de:

· Joelhos Calejados:
A oração é a melhor solução para as experiências novas que vocês estarão compartilhando. Gastem um tempo de joelhos em oração. Orem para que o tempo que você passa com seu adolescente, sejam bons momentos. Orem para que eles tenham um coração entregue a Deus e sejam sexualmente puros. Orem pela capacidade deles de ficarem sozinhos, pela sua auto-imagem e seu desejo de honrar e obedecer a vocês. Orem pelos seus futuros cônjuges que, em algum lugar, também estão passando pela adolescência. Orem pelos seus professores, amigos, treinadores e irmãos.

· Ouvidos de Elefante:
Adolescentes devem ter pais que sejam ávidos para ouvir e ponderados no falar, e cheios de compreensão. Alguns adolescentes falam sem parar, outros, apenas raramente. Você tem que estar preparado e disponível nestes momentos de comunicação.

· Coração Acessível:
Gaste tempo com seu filho. Leve-o com você nos seus compromissos, vá com ele ao jogo, shows, fique acordado para conversarem depois que ele chegar de uma festa ou de um encontro com uma nova namorada. Assistam televisão juntos ou lhe mostre o trabalho que você trás para fazer em casa.

· Olhos Perspicazes:
Conheça os amigos de seus filhos. A Bíblia declara que, ‘o companheiro dos insensatos se tornará mau.’ Então, conheça o caráter dos amigos de seus filhos. Insista para que seus filhos tragam seus amigos para casa, especialmente namoradas. Quanto mais cedo você começar a agir, maior sucesso você terá.

· Seja Modelo:
Quando adolescentes se sentem tentados por drogas e álcool, eles procurarão saber qual a sua posição sobre o assunto. Você usa medicamentos para dormir (com prescrição ou não), bebe para relaxar, ou fuma para aliviar a ansiedade? Eles, semelhantemente, aprenderão honestidade das mentiras que você diz, e auto-estima dos filmes que você assiste e da linguagem que você usa. Eles aprenderam a lidar com dinheiro pela maneira que você administra e compartilha seus recursos.

· Exercite Equilíbrio:
É sua responsabilidade que seus filhos tenham onde dormir, boa comida, educação, e exemplo de vida cristã. Mas o resto são privilégios que eles devem conquistar. Usar o telefone, dirigir o carro da família, sair à noite, e receber mesada são privilégios que devem ser dados a partir da responsabilidade de receber. Pagamento é um prêmio por um trabalho duro. Dar é algo mútuo. Estes conceitos são melhor ensinados através de exemplo e consistência.

Joe White é autor de 11 livros. Ele é presidente do Kanakuk-Kanakomo Kamps, Inc., que hospeda 14.000 acampantes nas férias. Ele é um conhecido palestrante e apresentador de um programa de rádio nacional, ‘Life on the Edge Live. Joe e sua esposa, Debbie -Jo, têm quatro filhos. Texto extraído do livro: From What Kids Wish Parents Knew About Parenting, Joe White.
www.encoramento.com

Publicado em Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nossos Papos

Todos os Papos